Web 3.0: os desafios e oportunidades da nova era da internet

Web 3.0: os desafios e oportunidades da nova era da internet

Desde que surgiu na década de 1980, a internet está em constante evolução, com diversos profissionais pensando em maneiras de melhorar sua experiência de uso. Foi dessa maneira que a tecnologia passou pela Web 1.0, chegou a Web 2.0 e agora está em sua terceira fase de discussão, a Web 3.0.

Apesar do conceito não ser novo e já ser debatido há alguns anos, muitas pessoas ainda desconhecem sobre como essa nova fase da internet deve funcionar. Pensando nisso, preparamos uma matéria detalhando os possíveis desafios e as oportunidades da Web 3.0.

Um dos desafios da Web 3.0 mais discutidos está em sua usabilidade. Isso porque, devido a proposta ser desenvolvida a partir do Blockchain — um avançado banco de dados de compartilhamento de informações — e pelo uso das criptomoedas como moedas de troca, o design da internet deverá ser completamente alterado.

Por isso, muitas pessoas terão que aprender como utilizar as novas ferramentas que devem surgir, além de se familiarizar com conceitos como carteiras digitais e chaves públicas. Esse período de transição pode demorar alguns anos, visto que os usuários devem apresentar uma certa resistência para se familiarizar com a nova era da internet.

Outro grande desafio que deverá ser enfrentado está na falta de controle e monitoramento sobre dados. Apesar de ser um dos pontos mais positivos dessa nova fase, ele também abre espaço para que discursos de ódio e grupos extremistas se intensifiquem, dificultando a identificação e punição desses indivíduos.

No entanto, é preciso lembrar que, apesar de seu formato já estar sendo discutido há muito tempo, a Web 3.0 ainda está sendo elaborada. Assim, esses e outros desafios devem ter soluções apresentadas com o passar do tempo, como ocorreu com a Web 2.0 desde que foi implementada.

Enfrentar esses desafios será necessário para que a proposta se torne atraente à empresas, investidores e também para toda a população mundial.

Fonte: TecMundo

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


× Atendimento Via Whatsapp